top of page

"Receber o pão de cada dia"

  • Foto do escritor: stefanyferraz
    stefanyferraz
  • 28 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

Você sabia que o ditato "receber o pão de cada dia", como referencia a um pagamento, surgiu por volta de 3000 a.C. No Egito. A cada trabalhador rural eram dados três pães e duas canecas de cerveja por dia como retribuição aos serviçoes prestados. Foram os egípcios os primeiros a utilizar fornos de barro, em 4000 a.C. Antes disso, pães e broas eram assados sobre pedras quentes e tinham a forma achatada. Os egípcios também foram pioneiros na padaria artística e desenvolveram as leveduras por volta de 1500 a.C. para fazer crescer (fermentar) o pão. Mesmo as casas mais modestas tinham um forno simples de terracota. E em construções espaçosas, de famílias mais abastadas, já havia um cômodo destinado à cozinha, onde ficava o forno. Para preparar as refeições, os egípcios usavam panelas e frigideiras resistentes ao fogo, de cerâmica e de metal (cobre ou bronze). Utilizavam-se da fritura e, para dar sabor, usavam gordura de ganso, de porco ou de boi, além de óleos vegetais como bak (extraído da noz das moringáceas), de gergilim, de linho e até de rícino. Não se usa muito óleo de oliva. As carnes, aves e os peixes eram assados no espeto e cozidos em panelas. Para conservar os alimentos, usavam a secagem dos peixes ao sol e a salga das carnes de boi, cabra e porco. Gansos e patos cozidos eram conservados em gordura e sal em grandes recipientes - técnica antiga ainda usada, por exemplo, na famosa receita francesa de Coxa de Pato Confit. O vinho e a cerveja eram as bebidas prediletas dos egípcios. Havia cerca de 20 variedade de cerveja, inclusive as de alto teor alcóolico, assemelhadas à bouza, produzida até hoje no Cairo (FLANDRIN; MONTANARI, 1998, p. 72). Segundo a mitologia egípicia, o Deus Osíris teria legado a seu povo as técnicas de preparo da bebida. Os egípcios gostavam tanto de tomar cerveja que construíram as primeiras cervejarias, onde as pessoas se encontravam para beber e conversar. Seriam os primórdios do comtemporâneo happy-hour? Sabiamente, os egípcios já acreditavam que uma boa alimentação estava relacionada à saúde e à longevidade. Em antigos papiros se encontrou a recomendação de não comer em exagero; fala-se sobre as propriedades terapêuticas de plantas aromáticas como anis, coentro e cominho, que deveriam ser usadas na culinária; cita-se a importância de ingerir frutas e vegetais para se ter boa saúde.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Stefany Ferraz

Amo cozinhar, viajar, fotografar, rir, falar pelos cotovelos e aprender mais sobre tudo que se relaciona com gastronomia e nutrição. Cozinhar para mim é mais do que um serviço, é uma forma de demonstrar amor e carinho. 

Tenho muitas áreas de interesse dentro da cozinha, mas a melhor parte é comer. Quer saber mais sobre mim? Dá uma fuçada no meu canal no youtube. 

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • Twitter Clean
bottom of page