top of page

Stefany Ferraz, 18 anos, atualmente estudante de gastronomia no Centro Universitário Senac. Apaixonada por cozinhar.
MINHA HISTÓRIA
COMO TUDO COMEÇOU...
Tinha acabado de me mudar para SP com minha família em meados de 2011. Uma carioca totalmente perdida numa cidade que praticamente não dorme. Aos 14 anos, ainda desejava ser uma advogada altamente prestigiada.
Comecei um curso de espanhol e estava extremamente animada para visitar algum país latino e me tornar fluente. Então tudo mudou quando decidi fazer um intercambio no ano seguinte para a Bolívia. Meus pais concordaram com a viagem, mas com a condição de eu pagar uma parcela do custo total. Aceitei o desafio e logo pensei: O que farei para arrecadar dinheiro?
Pensei em ser babá, limpar casas ou simplesmente economizar. Mas nada parecia dar certo.
Cerca de 2 semanas depois, tive um piquenique na escola e decidi fazer brigadeiros.
NUNCA HAVIA RECEBIDO TANTOS ELOGIOS!
Voilà! Montei uma linha de produção, custo, lucro e uma semana depois comecei as vendas na escola.
Arrecadei 30% do valor da viagem em 1 semestre e 1/2, só vendendo nos intervalos da escola. Meus amigos piravam! Fiquei conhecida como Carioca do Brigadeiro por muito tempo.
Sendo merecedora da viagem, viajei para a Bolívia e me apaixonei pela gastronomia e cultura daquele povo que preserva suas raízes em simples pratos servidos no dia a dia.
Meses após a minha chegada no Brasil, eu percebi o quanto eu amava cozinhar. Decidi com uma amiga que venderia cupcakes para arrecadar dinheiro para minhas próximas "aventuras". Com a famosa receita de sua tia começamos a linha de produção.
Vendemos muito e ganhamos muito também. Porém, quando as aulas voltaram, ambas tivemos que abandonar para focar nos estudos.
Um belo dia, decidi contar à minha mãe que não queria mais fazer direito e sim gastronomia ou algo relacionado à comida. Sinceramente pensei que ela surtaria pela minha drástica decisão. Ela serenamente olhou e disse "vamos pesquisar mais". Em toda a minha vida, nunca me senti tão apoiada por uma escolha. Ela realmente me ajudou, pesquisamos faculdades, cursos, lugares, pessoas para podermos entrevistar e ver se realmente era isso que eu queria.
No ano de 2013 decidi fazer um técnico em nutrição, porém, naquele mesmo semestre eu concluiria meu curso de espanhol. Foi muito agitado e complicado essa questão dos horários. Pois eu fazia o ensino médio pela manhã, curso técnico a tarde e o espanhol à noite.
Tudo deu certo no ano de 2013. Eu adquiri um certificado de professora de espanhol, falando fluentemente, conclui o primeiro semestre do técnico com louvor e terminei o segundo ano do ensino médio. Sem contar que vivia fazendo cursos de culinária em diversos lugares à noite com o intuito de aprender mais e aperfeiçoar minhas técnicas e dava aulas de literatura, matemática e espanhol para algumas pessoas.
Em 2014 comecei o curso de francês, conclui o ensino médio, conclui meu técnico em nutrição, comecei com alguns projetos pessoais na cozinha, criei uma empreendimento online de cupcakes "Fanáticos por Cupcakes", fiz um curso de Aliementos Funcionais e me encantei (ainda mais por que eu amo comidas naturais), me emancipei e tenho meu próprio negócio de Marketing de Relacionamento em parceria com uma multi nacional inserida no mercado de Saúde e Bem Estar (Forever Living). Hoje, continuo fazendo muitos cursos de culinária, continuo estudando francês e inglês, ingressei numa das melhores faculdades de Gastronomia (Senac) e tudo o que quero é continuar no caminho rumo ao Sucesso e curtindo cada vitória!
Tenho muitos caminhos para trilhar ainda, mas essas trilhas fazem parte do processo de crescimento. Sei que vou conseguir! Tenho algo que me motiva a seguir em frente. Meu pai sempre diz:
"A Vida é feita de sonhos, escolha os seus e faça deles razão dos seus dias"
Decidi ser e serei uma grande Chef de Cozinha. Amo minha escolha e a vivo intensamente. Cozinhar para mim significa criar, inovar, renovar e prazer.
Stefany Ferraz


bottom of page